Existem algumas configurações no Windows que se configuradas corretamente podem melhorar e muito a internet do seu computador. As dicas abaixo não se aplicam ao seu roteador, portanto, os benefícios não se estendem na rede wi-fi.
Largura de banda
A Microsoft adicionou as configurações do Windows uma função que controla o quanto de banda o Windows poderá usar para baixar as atualizações do sistema. Quando não configurado sua internet as vezes pode entrar em pane, algumas operadoras tiveram muitos problemas no passado justamente por causa de grandes updates feito pelo sistema em diversos computadores que rodam Windows 10.
Para configurar corretamente essa função você deve acessar configurações do computador>atualização e segurança>otimização de entrega>opções avançadas. Na tela exibida duas opções podem ser configuradas “largura de banda absoluta” onde é possível definir a velocidade de download que Windows update poderá usar, a velocidade é medida em Mbps, então você deve definir de acordo com velocidade de sua internet, digite corretamente a velocidade escolhida, lembre-sedeve ser em Mpbs e não em Kbps.
A segunda opção é medida por porcentagem da conexão, sendo assim o usuário poderá configurar quantos por cento o Windows poderá pegar de sua internet para baixar os arquivos de updates.
Por padrão o sistema do Windows reserva (ou usa) apenas 80% da sua conexão de internet. No entanto, é possível configurar essa opção para que o sistema use até 100% da banda disponível, ou seja, o total completo de sua conexão de internet. Digite no campo de pesquisa “Executar” na janela aberta digite “gpedit” e pressione Enter, veja a dica da imagem abaixo. Nota; o editor de política de grupo do Windows não está disponível em versões inferiores as versões Pro e Professional do Windows, caso o seu não tenha essa opção clique aqui.